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RESOLUÇÃO ALTERNATIVA DE LITÍGIOS DE CONSUMO

INFORMAÇÃO GERAL

Resolução Alternativa de Litígios de Consumo (RAL)

A Resolução Alternativa de Litígios de Consumo (RAL) oferece mecanismos extrajudiciais, como a mediação, conciliação e arbitragem, para resolver disputas entre consumidores e empresas de forma mais simples e eficiente.

As entidades RAL são responsáveis por gerir esses processos e precisam de estar registadas na lista oficial prevista na Lei n.º 144/2015, publicada a 8 de setembro de 2015. Essa legislação criou a Rede de Arbitragem de Consumo em Portugal e estabeleceu a obrigação de as empresas informarem os consumidores sobre os Centros de Resolução Alternativa de Litígios disponíveis para o setor em que operam.

Como proceder em caso de conflito?

Se surgir algum problema com a compra de um produto ou a prestação de um serviço, o consumidor deve, antes de mais, contactar diretamente o fornecedor ou prestador para tentar resolver a situação de forma amigável.

Caso não seja possível encontrar uma solução, o consumidor pode recorrer a uma das entidades RAL autorizadas para mediar ou arbitrar o litígio.

Sugestões de Entidades de Resolução Alternativa de Litígio

CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo
https://www.cniacc.pt

Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa
http://www.centroarbitragemlisboa.pt/

CICAP – Tribunal Arbitral de Consumo do Porto

https://cicap.pt/

CACRC – Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Distrito de Coimbra

https://cacrc.pt/

CIMAAL – Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Algarve

https://consumoalgarve.pt/index.php/pt/

Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Vale do Ave/Tribunal Arbitral
http://www.triave.pt/

CIAB – Centro de Informação, Mediação e Arbitragem de Consumo (Tribunal Arbitral de Consumo)
http://www.ciab.pt/pt/

Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo da Madeira

https://www.madeira.gov.pt/cacc/Estrutura/O-Centro-de-Arbitragem

CIMARA – Centro de Informação, Mediação e Arbitragem de Consumo dos Açores

https://ocimara.pt/o-cimara/ 

CIMPAS – Centro de Informação, Mediação e Provedoria de Seguros
https://www.cimpas.pt/

Para informações adicionais sobre os mecanismos de resolução de conflitos e as entidades disponíveis, visite o Portal do Consumidor em www.consumidor.gov.pt.

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