LIVROS
ALERTA EMOÇÕES

O MENINO DA PANELA DE PRESSÃO
A Pi, o Mel e a Luz são três irmãos muito especiais, que viajam na Caravana das Emoções em busca de todas as crianças que precisam de resolver algum problema.
COLEÇÃO "CLÁSSICOS A BRINCAR"

OS MIAUS
Primeiro título de uma colecção que reúne adaptações livres, para os pequenos leitores (a partir dos 8 anos), dos clássicos da literatura portuguesa. O objectivo é proporcionar-lhes um primeiro contacto com algumas das obras fundamentais da nossa literatura – que eles irão mais tarde ter de ler e estudar na escola -, de forma a criar alguma familiaridade com as mesmas e facilitar a sua abordagem numa fase posterior.
OS MIAUS [Adaptação livre de “Os Maias” de Eça de Queirós]: Corria o ano de 1875. Os homens usavam cartolas e bengalas, as senhoras corpetes e saias de balão, e os gatos…

AUTO DA BARCA DO CASTIGO
Segundo título da colecção iniciada em 2007, que reúne adaptações livres dos clássicos da literatura portuguesa para os pequenos leitores (a partir dos 8 anos).
E se as barcas de Gil Vicente ganhassem novas cores e formas e, em vez de levarem os homens e mulheres do século XVI para o Paraíso ou para o Inferno, levassem os meninos de hoje para umas férias de sonho ou de castigo? É essa a premissa de Auto da Barca do Castigo que, alegoricamente, traz ao cais vários meninos que podem existir em todas as escolas do país…

EURICO O INSETO
No tempo em que os Visigrilos dominavam sobre todos os outros insetos, um grilo muito especial, de nome Eurico, tentava esquecer a grilinha do seu coração. Tirou as suas asas e juntou-se aos louva-a-deus, para levar uma vida calma e solitária na montanha. Mas uma praga de gafanhotos acabaria por mudar o seu destino e o destino de toda a sua espécie… Depois do sucesso de Os Miaus e O Auto da Barca do Castigo – adotados em várias escolas de todo o país – surge agora a adaptação do epopeico Eurico, o Presbítero. Uma história de amor, recheada de aventuras, que transforma os insetos em personagens capazes das mais ousadas façanhas. E até de amar…

SERMÃO DOS PEIXES AOS MENINOS
Houve em tempos um peixe chamado António que tentou chegar à fala com os meninos, para lhes explicar como era precioso o nosso planeta e por que merecia ser protegido. Alguns séculos depois, o nosso planeta continua precioso e a merecer ser protegido, mas é cada vez maior a destruição e a poluição daquele que é a nossa casa, e a casa de todas as plantas e animais. Por isso outro peixe, de nome Vieira, resolveu dirigir-se aos meninos e pedir-lhes novamente ajuda. E porquê aos meninos? O que terão eles de especial? E serão eles, desta vez, capazes de ouvir o sermão de um peixe? E, melhor ainda, de ajudá-lo a salvar o planeta? Conhece todas as respostas no interior deste livro… e dá também o teu contributo para um mundo melhor…

FREI LIVRINHO DE SOUSA
Pode um escritor amar os seus livros? Pode. E pode um escritor apaixonar-se pelas obras de outros escritores, ao ponto de querer reescrevê-las, adaptá-las, recontá-las… terminá-las? Pode. Foi o que fez Manuel Livrinho de Sousa, que terminou a história de Dona Madalena, um livro que Dom João tinha começado a escrever antes de desaparecer no campo de batalha e ter ficado 21 anos sem dar notícias. Quando este, na pele de Romeiro, finalmente regressa para as páginas da sua Madalena e descobre que ela tem um livro infantil da autoria de outro escritor, decide desaparecer para sempre. Mas também o outro autor decide mudar de vida e transformar-se no Frei Livrinho de Sousa.
COLEÇÃO "MARIA E SEBASTIÃO"

VISITAM O REINO DO ARCO-ÍRIS E APRENDEM AS CORES
A Maria e o Sebastião, com 5 e 3 anos respetivamente, são dois irmãos que adoram explorar o mundo à hora da sesta. Quando a mãe os deita e fecha a porta do quarto, a cama ganha asas e leva-os numa aventura.
A Maria e o Sebastião recebem a visita de uma fadinha especial e viajam com ela até ao Reino do Arco-Íris. Mas, ao chegarem, têm uma surpresa: o arco-íris estava apagado! Para resolver o problema, a Maria e o Sebastião vão devolver ao arco-íris cada uma das suas sete cores, procurando-as na Natureza. E, ao mesmo tempo, aprendem eles próprios as cores!

EXPLORAM O UNIVERSO E APRENDEM AS FORMAS
A Maria e o Sebastião, com 5 e 3 anos respetivamente, são dois irmãos que adoram explorar o mundo à hora da sesta. Quando a mãe os deita e fecha a porta do quarto, a cama ganha asas e leva-os numa aventura.
A Maria e o Sebastião encontram debaixo da sua cama um extraterrestre que se tinha perdido dos pais enquanto a família fazia uma viagem pelo espaço. O Forminhas… assim se chama o extraterrestre da nossa história – pede à Maria e ao Sebastião que o ajudem a voltar para casa, que fica na galáxia das Formas, onde cada planeta tem uma forma diferente!

EXPLORAM A SELVA E APRENDEM A CONTAR
Livro recomendado PNL2027 dos 3-5 anos – pré-leitura.
Como de costume, a Maria e o Sebastião foram dormir a sesta. Mas, mal a mãe fecha a porta do quarto, veem uma liana a entrar através da janela aberta e não perdem tempo: prendem a liana à cama e esta leva-os para mais uma viagem recheada de aventuras! Desta vez a viagem foi até à selva, onde os dois irmãos vão encontrando vários animais, que convidam sucessivamente a viajar com eles na cama. É assim que, à medida que a cama se vai enchendo de viajantes, os nossos amigos os vão contando um a um. E, dessa forma, aprendem a contar!

VISITAM UM REINO DISTANTE E APRENDEM AS BOAS MANEIRAS
Desta vez, a Maria e o Sebastião recebem uma visita muito especial: o bobo da corte do reino da Alegria, que os vinha visitar a pedido da sua rainha. E a visita tinha um objetivo muito concreto: pedir aos dois irmãos que fossem com ele, para ensinarem aos meninos do seu reino as boas maneiras! Claro que a Maria e o Sebastião partem sem demora na sua cama mágica, com o bobo e o Gato Azul, e no final, depois de ensinarem aos meninos do reino da Alegria algumas regras básicas da educação, a rainha mandou organizar uma grande festa em sua honra!