O PROCESSO
As ilustrações:
São a minha grande paixão! Adoro desenhar e criar universos através das pinturas que faço.
As minhas ilustrações são pintadas com pigmentos naturais, preparados por mim com plantas que colho.
Cada pintura é única e irrepetível. Umas vezes, são o resultado do que imagino; outras, são personalizadas, nascendo de um diálogo com o cliente.
Existem ainda as ilustrações impressas. Estas são sempre feitas a partir de ilustrações originais que criei para serem reproduzidas. São impressas em papel de aguarela, para que a textura do papel lhes confira um aspeto semelhante ao de uma pintura original. Por fim, todas elas são assinadas e datadas.
As caixas de memórias:
Estas caixas são encomendas personalizadas, criadas especialmente para cada cliente.
Tal como o nome indica, servem para guardar memórias, pequenos objetos que nos marcaram em determinado momento das nossas vidas: a infância dos nossos filhos, viagens, batizados e casamentos,… ou servem simplesmente como caixa de arrumação para peças mais especiais.
Todas as caixas são feitas em madeira, construídas por carpinteiros que me têm acompanhado ao longo dos anos.
A madeira é um produto natural, renovável, de que gosto especialmente. Não só pela sua versatilidade e facilidade de manejo, mas também por ser segura, não-tóxica e extremamente durável (quantas peças de madeira não herdámos dos nossos avós e continuamos a guardar como autênticos tesouros?).
Estas caixas são pintadas com os pigmentos naturais que eu própria preparo e, por fim, enceradas com cera de abelha ou óleos vegetais.
As caixas de histórias:
São caixas que contam histórias, a sua história! São peças únicas, feitas por encomenda, por isso não existem duas iguais!
Para as criar, inspiro-me nos gostos e ideias dos clientes. Pode ser algo que o represente, um momento especial, uma cena de um filme, um lugar favorito, ou pode apenas deixar voar a imaginação…
São em madeira natural, criadas a partir de outras caixas que serviam de embalagem para as mais diversas finalidades, adaptadas e terminadas com um acabamento muito bonito e suave em cera de abelha ou óleos vegetais.
Para criar os seus cenários e personagens, utilizo os mais diversos materiais, todos eles reciclados.
E as tintas que uso para os fundos e para os pormenores também são produzidas por mim a partir de pigmentos naturais.
As tintas:
As tintas são feitas por mim, a partir de plantas selvagens que eu própria colho e de outras que cultivo.
Dediquei quatro anos a pesquisar e experimentar técnicas usadas pelos nossos antepassados, quando as tintas industriais ainda não eram uma opção.
Estas tintas que utilizo são o resultado dessa busca que tanto prazer me deu. São seguras, resistentes, estáveis e com tons que variam com os caprichos da natureza.
As ceras e vernizes:
As peças de madeira são enceradas e envernizadas com cera de abelha (que retiro das nossas colmeias) e com óleos naturais.
Têm um acabamento acetinado e impermeável, muito suave ao toque, livre de produtos tóxicos.